Defesa

Defesa

Obrigações pré-defesa

O(A) aluno(a) estará apto a defender sua dissertação de mestrado após:

I. ter cumprido todas as unidades de crédito em disciplinas, obrigatórias e eletivas, e em atividades complementares, solicitando à CEPG, em formulário específico (Formulário Cumprimento Créditos, Formulário Atividades Complementares), o aproveitamento dessas unidades de crédito


II. demonstrar que participou de, ao menos, um evento científico/acadêmico durante o período em que esteve matriculado(a) no PPGEE, apresentando um trabalho relacionado com seu mestrado


III. aos(as) bolsistas Capes ou de outra agência de fomento, é obrigatório ter cumprido ao menos um estágio no Programa de Aperfeiçoamento Didático (PAD)


IV. encaminhar cópia do certificado de aprovação do CEP ou CEUA, a depender do caso


V. demonstrar que apresentou, no prazo estabelecido neste regimento, o certificado de proficiência em língua inglesa.


Solicitação da defesa

A solicitação de defesa da dissertação de mestrado é feita pelo(a) orientador(a) à CEPG, através de formulário específico, onde é sugerida a composição da comissão julgadora. O(A) orientador(a) também deve encaminhar a CEPG do PPGEE a versão final da dissertação de mestrado, que deverá obrigatoriamente ser acompanhada do relatório de similaridade fornecido pela plataforma Turnitin ou outra reconhecida e indicada pela CEPG (passo-a-passo Turnitin).



A banca

A comissão julgadora da dissertação de mestrado, ou trabalho equivalente, será constituída por 3 (três) avaliadores(as), incluído o(a) orientador(a), sendo este(a) presidente da comissão. A defesa da dissertação de mestrado deverá ocorrer em sessão pública, de forma presencial ou remota (neste caso a sessão deve obrigatóriamente ser gravada).


Na composição da comissão julgadora da dissertação de mestrado ou trabalho equivalente, pelo menos um(a) dos(as) membros(as) titulares deverá ser externo(a) à Unifesp e não pertencente ao corpo de orientadores(as) do PPGEE. A comissão julgadora da dissertação de mestrado ou trabalho equivalente deverá ter 2 (dois(uas)) membros(as) suplentes, sendo ao menos um(a) delas(as) externo(a) à Unifesp e ao corpo de orientadores(as) do PPGEE.



Formato da dissertação


A dissertação de mestrado deve ser redigida em língua portuguesa ou inglesa, e deve ser elaborada na forma tradicional, em capítulos ou na forma de artigo. Caso o(a) aluno(a) opte pelo formato de artigo, o texto da dissertação deve seguir a formatação de uma revista da área de ecologia e/ou evolução indexada nas bases Scopus ou Web of Science, ou equivalente reconhecida e indicada pela CEPG do PPGEE. Além disso, a dissertação em forma de artigo exige que, no volume da dissertação, o(s) artigo(s) seja(m) precedido(s) de um apanhado do estado atual da arte, localizando o objeto de estudo dentro da área e justificando-o, bem como de uma conclusão geral que permeie todos os resultados apresentados sob a forma de publicação(ões).