Informações gerais

A admissão no PPGEE se dará por processo seletivo descrito em edital específico e coordenado por uma comissão examinadora indicada pela CEPG.

 

 

 

O processo seletivo para ingresso no PPGEE é composto de três etapas:

I. a primeira etapa é uma prova discursiva para avaliação de conhecimentos em ecologia e evolução. Essa etapa tem caráter eliminatório e classificatório e apenas os (as) candidatos(as) que obtiverem aproveitamento mínimo de 50% passam para a próxima etapa;

II. a segunda etapa é uma entrevista, de caráter eliminatório e classificatório, conduzida por uma comissão examinadora. Essa etapa consiste na avaliação oral do(a) candidato(a), usando como base o projeto de pesquisa e sua experiência pregressa na área. Os(As) candidatos(as) que obtiverem aproveitamento mínimo de 50% passarão à próxima etapa;

III. a terceira etapa é a avaliação do Curriculum Lattes. Essa avaliação é classificatória e tem como referência a tabela de avaliação do curriculum elaborada pela comissão examinadora, aprovada pela CEPG e divulgada no edital de seleção. Parágrafo único. Caberá a comissão examinadora estabelecer os critérios e pesos de cada etapa do processo de seleção, os quais serão indicados no edital.

 

O número de vagas a serem oferecidas em cada processo seletivo será determinado pela CPEG do PPGEE e dependerá da disponibilidade de orientação dos(as) orientadores(as) do programa e do número de bolsas e infraestrutura disponíveis.

 

 

 

Por ocasião da matrícula inicial, o(a) aluno(a) deverá apresentar o aceite formal do(a) orientador(a) do PPGEE.

 

Para a efetivação da matrícula inicial, o(a) aluno(a) deverá providenciar a documentação exigida Secretaria de Pós-Graduação e pela CEPG, de acordo com a legislação vigente determinada pela CaPGPq e pela PROPGPq.

 

Na matrícula será exigida a ‘Declaração de ingressante no PPGEE’ e o ‘Termo de confidencialidade e responsabilidade’, ambos assinados pelo(a) aluno(a) e pelo(a) orientador(a). Esses documentos atestam a ciência do(a) aluno(a) e do(a) orientador(a) quanto aos deveres e às normas de ética em pesquisa na instituição.