Histórico e Contexto

A Universidade Federal de São Paulo sempre foi reconhecida como um centro de excelência na área da saúde. Em 2005, como parte do processo de expansão das universidades públicas pelo Governo Federal, a Unifesp ampliou sua atuação em diferentes áreas, incluindo as Ciências Biológicas e Ambientais, em um novo campus localizado no município de Diadema, na grande São Paulo. 

Diante do atual quadro de consolidação do ensino de graduação nessas novas áreas, o campus inaugurou em agosto de 2011 o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (PPGEE), na área de concentração CAPES em Biodiversidade.

Estudar a biodiversidade dentro de um contexto ecológico e evolutivo é fundamental para o entendimento do funcionamento dos ecossistemas e das paisagens, bem como dos processos de especiação e extinção, tendo implicações diretas para a implantação de estratégias de conservação em diferentes escalas espaço-temporais.

Para isso contamos com um corpo docente jovem, altamente qualificado e de formação diversa, abrangendo as mais diferentes áreas dentro da Ecologia e Evolução, tais como ecofisiologia, citogenética, genética de populações, filogeografia, ecologia de populações, interações ecológicas, filogenia, sistemática, paleontologia, ecologia de comunidades, ecologia de paisagens, biogeografia.

Nossos alunos terão a oportunidade de conhecer e aprofundar as bases teóricas e empíricas que permitem descrever e compreender padrões e processos ecológicos e evolutivos determinantes para a geração, manutenção e conservação da diversidade biológica, além de atuar nos diversos pontos de interface entre as essas duas áreas, tanto em termos conceituais quanto metodológicos.

Nosso objetivo é formar profissionais capazes de formular perguntas, testar hipóteses e solucionar problemas nas áreas de Ecologia e Evolução; divulgar de forma clara, objetiva e eficiente o conhecimento científico em Ecologia e Evolução; e discutir, tanto em âmbito nacional como internacional, os conhecimentos adquiridos, contribuindo para um melhor entendimento da diversidade biológica do Brasil em particular e do nosso planeta como um todo.